
Décadas de trabalho e compromisso
Os 84 anos da Igreja Batista Conservadora, de Pedro Osório, mereceram homenagem na Câmara de Vereadores. Proposto pelo vereador Luisinho Taubner (PT), foi entregue o Título de Mérito de Reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade. Presenças (foto) de autoridades e convidados, além de representantes da Igreja, como o pastor Primitivo Faustino Preza. Ela foi fundada em 1937, tendo como primeiro pastor Carlos A. Sundbeck e, em 1981, na gestão do pastor Dilmar Inácio Maciel adotou sua denominação atual.
REGISTRO
Na tribuna da Câmara, sessão de ontem, vereadora Fernanda Miranda (PSOL) fez manifestação sobre os cinco anos da morte da vereadora Marielle Franco (PSOL), no Rio de Janeiro. Também de seu motorista. Cobrou justiça e investigações sobre o caso.
POSTURA
Após, na tribuna, vereador Anselmo Rodrigues (PDT) comentou o fato e partiu para o deboche. Saudando “a todos, todas e todes”, questionou sobre investigações em torno das mortes de Jesus Cristo, Judas, John Kennedy e outros. Também relacionou com interesses ideológicos.
REAÇÃO
O sempre comedido vereador Jurandir Silva (PSOL) ocupou o mesmo espaço. Olhando para Anselmo Rodrigues, criticou sua fala anterior. Alterou o tom de voz para mais e, dedo em riste, afirmou: “O que que é? Não vais ouvir agora?”.
OUVIDOS
Dizendo que a fala do pedetista foi desrespeitosa, Jurandir ponderou ainda ser um deboche de uma homenagem póstuma. Repetiu para Anselmo: “Tu vens aqui falar, tu vais ouvir”, novamente com dedo em riste.
SORRISO
Sentado em sua cadeira, na ponta da bancada do lado direito do plenário, Anselmo esboçou sorriso. Para nova fala de Jurandir: “Ri. Tu tinha que estar rindo de vergonha”. Arrematou informando um ato às 17h de ontem, no chafariz, para relembrar a morte de Marielle Franco.
MAIS
Também a vereadora Carla Cassais (PT) criticou o pedetista. Afirmou que Fernanda Miranda havia sofrido na sessão de ontem uma grande violência política de gênero e que Marielle foi executada.
VOCABULÁRIO
Ponderou a petista que os machos da Câmara precisam aprender muito, usam ironia e sarcasmo. Finalizou: “Chega de isso passar aqui como se nada houve acontecido”. Neste momento da sessão, Anselmo não estava no plenário.
PISTA
Neste mês de março se completam dez anos do inicio dos voos da Azul entre Pelotas e Porto Alegre e vice-versa. Começou com dois voos diários, de domingo a domingo. Hoje está com um voo de segunda a sexta.
CARTELA
Reiniciada a tramitação do projeto que institui a LotoPel em Pelotas para destinação de recursos à manutenção do sistema de saúde. Apreciação nas comissões e após debates e votações em plenário. Aprovação garantida.
RATEIO
Após os trâmites burocráticos e administrativos, a LotoPel destinará 60% dos recursos arrecadados para o Fundo Municipal de Saúde, 40% para divisão entre os quatro hospitais filantrópicos, com 10% para cada um.
CUIDADOS
De autoria da vereadora Marisa Schwarzer (PSB), inicia tramitação na Câmara de Pelotas o Projeto de Lei 23/2023. Para incluir no calendário de eventos a Semana de Combate e Prevenção à Endometriose.
CUIDADOS II
O que é a endometriose? É uma doença inflamatória provocada por células do endométrio, que vem a ser o tecido que reveste o útero. Atinge os ovários e a cavidade abdominal. Em tramitação nas comissões técnicas.
ENTENDA

Prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) encerra hoje sua agenda em Brasília, após participar da reunião da Frente Nacional de Prefeitos, onde foi eleita vice-presidente de Direitos Humanos. Na foto, ela está com o presidente da FNP e prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), e com a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt (MDB). Paula ganha protagonismo nacional com a nova função.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário